segunda-feira, 26 de junho de 2017

Parabéns, Harry Potter e a Pedra Filosofal!

Foi há 20 anos que a editora inglesa Bloomsbury aceitou publicar a história de J. K. Rowling sobre um menino orfão de olhos verdes que descobre que é um feiticeiro. Desde o dia 26 de julho de 1997, o mundo literário nunca mais foi o mesmo e o universo mágico da autora tem conquistado cada vez mais leitores ao longo dos anos.


Resultado de imagem para harry potter and the philosopher's stone jk rowling


Foi em 1990 que J.K. Rowling começou a escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal. Estava a viajar num comboio quando começou a imaginar um rapaz magrinho com cabelo escuro rebelde. Nessa mesma noite, Rowling decidiu relatar as aventuras do rapaz em papel. Entretanto, a mãe faleceu e, para lidar com uma dor tão grande, Rowling transfere os seus sentimentos para o rapaz, que seria orfão na história. A escritora passou seis anos a trabalhar na história e finalmente enviou o manuscrito a várias editoras. Depois de ter sido rejeitada por 12 editoras, a Bloomsbury foi quem fez a escolha sensata, que, na realidade, se baseou no facto de a filha de oito anos do chefe-executivo da editora ter adorado o livro.

Resultado de imagem para harry potter and the philosopher's stone manuscript
Exemplar da autora da 1.ªedição de Harry Potter and the Philospher's Stone. Contém notas pessoais da autora e foi vendido nun leilão de caridade.


Quando Bloomsbury pagou Rowling pela primeira edição, a autora teve de obedecer a certas regras. A editora preferiu que, na capa, o nome da autora fosse apresentado como um nome masculino. Isto significa que Joanne Rowling teve que optar por J.K. Rowling para que os leitores não achassem estranho que uma mulher tivesse escrito um livro de Fantasia. 


É triste que isso tenha acontecido, mas Rowling acabou por mostrar que as mulheres também podem ser grandes escritoras. De facto, ela ganhou muitos prémios de literatura infantil. Por exemplo, em 1997, ganhou o National Book Award e a medalha dourada na categoria dos 9-11 anos da Nestlé Smarties Book Prize, que recebia votos das crianças. Quanto aos críticos, muitos viram Rowling como uma mistura de Jane Austen com Ronald Dahl, que são vistos como modelos pela criadora de Harry Potter. O sucesso foi tão grande que ganhou a atenção de empresas cinematográficas, como a Warner Bros. Pictures, que comprou os direitos cinematográficos do livro em 1999. A empresa de entretenimento trouxe para o grande ecrã as adaptações dos restantes livros e ganhou milhões de dólares até ao último filme.

Resultado de imagem para harry potter and the philosopher's stone movie
Cartaz promocional da adaptação cinematográfica de Harry Potter e a Pedra Filosofal.


E já lá vão 20 anos de aventuras e desaventuras ao lado de Harry Potter e dos seus grandes amigos. 20 anos repletos de lições fantásticas sobre o poder do amor e da amizade, a importância da família, a esperança e a crença em nós próprios. Para celebrar este marco de forma especial, a Bloomsbury preparou quatro reedições diferentes de Harry Potter e a Pedra Filosofal, sendo que cada uma corresponde a cada casa da Escola de Hogwarts. Cada reedição contém informações e ilustrações relativamente a personagens e factos importantes de cada casa.


Resultado de imagem para harry potter and the philosopher's stone 20th anniversary
Como podem ver, a editora optou por publicar em capa dura e em capa mole.



Sou uma das pessoas que ficará eternamente grata pela existência desta história maravilhosa. E vocês, são grandes fãs de J.K. Rowling e de Harry Potter?




Sem comentários:

Enviar um comentário