terça-feira, 6 de junho de 2017

Há um novo livro de J. R. R. Tolkien à venda!

J. R. R. Tolkien é um grande nome da Fantasia graças à trilogia O Senhor dos Anéis, que conta ainda com prequelas e histórias paralelas, como O Hobbit e O Silmarillion. Este último, que narra acontecimentos passados na Primeira Era do Mundo, ou seja, acontecimentos anteriores aos narrados na trilogia, foi publicado postumamente e foi editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien. Este ano, o mesmo se sucede com o romance Beren and Lúthien.




Resultado de imagem para j. r. r. tolkien
John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973).


Beren é um mortal que se apaixona por uma elfa, Lúthien. Estas personagens fazem parte do imaginário da Terra Média e há várias versões dos seus amores e das suas aventuras no universo de Tolkien. A sua primeira versão, "The Tale of Tinúviel", foi escrita em 1917, quando o autor regressou de França, da Batalha de Somme. 100 anos depois, o filho do autor de O Hobbit edita Beren and Lúthien como romance baseado em vários manuscritos deixados pelo pai. Neste livro, conta-se as dificuldades que o par viveu devido às diferenças de nascença e às imposições colocadas por parte do pai de Lúthien, um Lorde elfo, que desafiou Beren a realizar uma missão antes de ter a mão da elfa.



BerenLuthien.jpg
A edição inglesa saiu no passado dia 1 de junho.


Tendo encontrado manuscritos da história em prosa e em verso, Christopher editou a história de Beren e Lúthien como romance e incluiu as passagens em verso.

A editora HarperCollins divulgou que este romance irá fazer os fãs regressar à Terra Média e à história épica de Beren e Lúthien, entrando novamente em contacto com anões e orcs e a paisagem rica do universo de Tolkien. É, ainda, um trabalho que mostra o amor do autor pela mulher, Edith, até porque os nomes destas personagens foram gravadas na lápide do casal. Na realidade, diz-se que as dificuldades de Beren e Lúthien representam as dificuldades que Tolkien e a mulher viveram quando a família de Edith, no início da relação, não aceitava o autor por ser católico.

A edição inglesa passou a estar disponível a partir do dia 1 de junho, mas não há informações relativamente a uma edição portuguesa.



Resultado de imagem para j.r. r. tolkien death
Fotografia da lápide partilhada de Edith e John Tolkien.


Acreditam que nunca li os livros de J. R. R. Tolkien? Pois é, é uma grande falha minha. Vou ver se mudo isso este ano.

E vocês? São grandes fãs do autor?






Sem comentários:

Enviar um comentário