domingo, 19 de março de 2017

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia foi instituído a 16 de novembro de 1999, na 30.ª Conferência Geral da UNESCO.


O dia 21 de março foi escolhido para celebrar a poesia como forma de diversidade criativa que nos ajuda a compreender o mundo que nos rodeia. Este dia serve, então, para promover a leitura e o ensino da poesia a nível mundial e para valorizar quem a escreve e a publica.


A UNESCO defende que, neste dia, devemos reconhecer os movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais. Por isso, espera-se que, neste dia, as instituições públicas e privadas de cada país (escolas, municípios, comunidades poéticas, museus, associações culturais, editoras, autoridades locais, etc.) promovam atividades ligadas à poesia.


Resultado de imagem para World Poetry Day


Em relação à poesia portuguesa, sabe-se que a nossa literatura embarca grandiosos poetas que são conhecidos em todo o mundo, como Luís de Camões e Fernando Pessoa. Ainda temos outros poetas que, apesar de não serem conhecidos mundialmente, são, certamente, muito valorizados no nosso país, nomeadamente António Nobre, Florbela Espanca, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, entre outros.



Como hoje também é o Dia da Árvore, deixo-vos um poema relacionado com a Natureza:






Qual é o vosso poeta favorito? Têm antologias poéticas em casa?


Sem comentários:

Enviar um comentário