terça-feira, 3 de maio de 2016

Coleção Essencial- Livros RTP: Divulgar grandes títulos da literatura universal

Em abril, a RTP divulgou um novo projeto literário que promete promover grandes nomes da literatura, não só nacional, mas também internacional. Em parceria com a editora LeYa, foi organizada a "Coleção Essencial-Livros RTP". Ao todo, a coleção contará com 25 obras de autores diferentes, sendo que, nesta primeira fase do projeto, irão editar 12 livros. Cada um dos livros custará 10 euros. Se a iniciativa for bem sucedida, a RTP espera lançar, no futuro, outros 25 livros de renome.

Anunciada a coleção nas redes sociais, a editora LeYa publicou a lista dos primeiros sete títulos do projeto:



No dia da apresentação da coleção, foram reveladas as outras 5 obras para completar os 12 títulos desta primeira fase: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald; Dinossauro Excelentíssimo, de José Cardoso Pires; A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera; As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino;  e A Geração da Utopia, de Pepetela.


Lançamento da Coleção Essencial - Livros RTP"
O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve presente na apresentação do novo projeto da RTP em parceria com a LeYa. O presidente salientou a importância da RTP como promotora de valores culturais.


Na sessão da divulgação da nova coleção RTP, Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, mostrou o seu orgulho por haver novamente, a cargo da RTP, uma coleção literária que visa a divulgação das artes e da cultura. Efetivamente, em 1970, o canal televisivo, em colaboração com a Editorial Verbo, já tinha lançado uma coleção de livros de bolso intitulada “Biblioteca Básica Verbo – Livros RTP”.


A coleção organizada em 1970 contou com 100 títulos. 

Também há pouco tempo, em 2014, a RTP, em conjunto com a Marcador Editora, criou um projeto que pretendia não só dar a conhecer autores nacionais, como também incrementar o gosto pela leitura. Este projeto tinha como intenção publicar romances e livros de não-ficção, como livros sobre a saúde e o bem-estar, livros de culinária, entre outros. 
A coleção de 2014 conta com 11 livros, tais como O Cavalheiro Inglês, de Carla M. Soares; Doces da Nossa Vida, de Virgílio Nogueira Gomes; e Encontro em Itália, de Liliana Lavado.
O primeiro livro RTP de 2015 foi Viagem ao Coração dos Pássaros, de Possidónio Cachapa. Em maio do ano passado, foi editado Arquipélago, de Joel Neto, um escritor açoriano. Este romance já vai na quarta edição, sendo ainda muito bem recebido pelo público.


Um dos sucessos dos Livros RTP de 2015 foi Arquipélago, do terceirense Joel Neto.


O primeiro livro da "Coleção Essencial- Livros RTP", O Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, chegou às livrarias no dia 21 de abril. 


Cada livro deste novo projeto contará com um prefácio escrito por figuras conhecidas da cultura portuguesa. No caso do prefácio de O Ensaio sobre a Cegueira, o escolhido foi o editor Zeferino Coelho.






Sem comentários:

Enviar um comentário