sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Já foi divulgado o vencedor do Prémio Vergílio Ferreira

No passado dia 20 de janeiro, foi anunciado que João de Melo, escritor açoriano, é o vencedor da 20.ª edição do Prémio Literário Vergílio Ferreira, concedido pela Universidade de Évora. Na edição deste ano, fizeram parte do júri António Sáez Delgado, que presidiu a reunião, Carlos Reis, Lídia Jorge, Gustavo Rubim e Elisa Esteves. O júri ficou maravilhado com a alta qualidade das obras avaliadas, que vieram de três países diferentes. A escolha do vencedor foi feita "por maioria".


O Prémio Vergílio Ferreira foi estabelecido pela Universidade de Évora, tendo como objetivo destacar "o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio". A primeira pessoa a receber o prémio, em 1997, foi Maria Velho da Costa, sendo Lídia Jorge a vencedora de 2015. Agora em 2016, João de Melo foi o escritor escolhido pelo júri pela sua obra "reveladora de um imaginário transfigurador poderoso".



Não é a primeira vez que o escritor João de Melo recebe um galardão de grande magnitude. Em 1989, venceu o Grande Prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) graças ao romance Gente Feliz com Lágrimas.

O prémio será entregue no dia 1 de março, sendo uma forma de homenagear Vergílio Ferreira, que faleceu nesse mesmo dia, em 1996.


João de Melo, natural da Achadinha, freguesia do concelho de Nordeste, em São Miguel, sente-se grato por ser distinguido por um prémio com grandes antecessores e não se esqueceu das suas origens, afirmando que o que faz dele um escritor “foi sempre o facto de ser um homem das ilhas, um açoriano, nascido naquele lugar, naquela ilha, naquele espaço”. O autor informou ainda que irá lançar, dentro de duas semanas, pelas Publicações D. Quixote, um novo livro de contos, Os Navios da Noite.




Gente Feliz com Lágrimas: 25 anos depois continua a atrair todas as atenções
O autor açoriano, em 2014, no evento literário Correntes D'Escritas, onde apresentou a edição comemorativa dos 25 anos de Gente Feliz com Lágrimas.






Fontes: http://www.dn.pt/artes/interior/joao-de-melo-vence-premio-literario-vergilio-ferreira-2016-4989824.html

Sem comentários:

Enviar um comentário