sábado, 2 de janeiro de 2016

Dia de Sci-Fi!

Hoje, dia 2 de janeiro, celebra-se o Dia da Ficção Científica, ou Sci-Fi. Este não é um dia oficial no calendário, mas surgiu nos EUA e expandiu-se rapidamente pelo resto do mundo, uma vez que há muitas pessoas que adoram Ficção Científica (por exemplo, eu).

Agora, perguntam: Porquê o dia 2 de janeiro? Bem, hoje também celebra-se o nascimento de Isaac Asimov, um escritor americano, nascido na Rússia, que é considerado um dos grandes mestres da Ficção Científica. Escreveu e editou mais de 500 livros, tais como Nightfall e a trilogia Foundation. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é Eu, Robot, que tem uma adaptação cinematográfica, sendo Will Smith o ator que interpreta a personagem principal.

Isaac Asimov, natural da Rússia, nasceu a 2 de janeiro de 1920 e faleceu a 6 de abril de 1992, em Nova Iorque, EUA. Foi professor de Bioquímica na Boston University. Além disso, foi membro da Sociedade Mensa (que agrupa os Q.I's mais altos dos EUA) e presidente da Sociedade Humanista.


Como disse, é um dos grandes mestres da Ficção Científica, sendo acompanhado por outros dois autores imensamente reconhecidos, Arthur C. Clarke e Robert A. Heinlein. Foi Asimov quem inventou os termos "robóticos", "psychohistory" e "spome".

A edição portuguesa de I, Robot.

Apesar de o dia 2 de janeiro ser o dia para relembrar Asimov, os fãs de Ficção Científica também valorizam outros escritores, como Philip K. Dick, e veem filmes, como Alien. Portanto, este dia serve, de facto, para reconhecer qualquer artista (escritor, ator, realizador, etc) que tenha dedicado a sua vida a elaborar obras de Ficção Científica.

Mais abaixo, deixo imagens de livros de Ficção Científica, principalmente distopias:



Alvorada Vermelha, de Pierce Brown, é o primeiro livro de uma trilogia que promete agradar os fãs de Ficção Científica, com leves referências mitológicas.


A trilogia Os Jogos da Fome é perfeita para quem adora distopias.

Destinos Interrompidos, de Lissa Price, é o primeiro de uma duologia que reflete a importância dos jovens na sociedade. A ação decorre após a Guerra dos Esporos, que matou todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta. Assistimos a injustiças sociais, a experiências científicas chocantes e à defesa pelos melhores valores que o ser humano deveria possuir.


Como podem ver, hoje é o dia ideal para ver o novo filme do Star Wars, não acham?


Sem comentários:

Enviar um comentário