domingo, 22 de novembro de 2015

[E se...] The Winner's Curse, de Marie Rutkoski

The Winner's Curse (The Winner's Trilogy, #1)



The Winner's Curse, de Marie Rutkoski, é o primeiro livro de The Winner's Trilogy. Pertencendo à categoria dos Novos-Adultos, este livro de Fantasia tem encantado muitos leitores um pouco por todo o mundo. Irei apresentar os motivos da sua popularidade, a seguir à tradução (feita por mim) da sinopse retirada do Goodreads:


Ganhar o que queres pode custar tudo o que amas...

Filha do general de um vasto império que se aproveita de uma guerra e que escraviza as pessoasdos territórios conquistados, Kestrel, uma jovem de 17 anos, tem duas opções: juntar-se ao exército ou casar. Mas Kestrel tem outras intenções.
Um dia, ela espanta-se ao encontrar a alma gémea num escravo jovem que estava a ser leiloado. Os olhos de Arin pareciam desafiar tudo e todos. Seguindo o seu instinto, Kestrel compra-o- com consequências inesperadas. E ela tem que esconder o seu amor por Arin.
Mas ele também tem um segredo e Kestrel rapidamente aprende que o preço que ela pagou por um humano é mais alto do que ela alguma vez imaginou.
Situado num mundo repleto de imaginação, The Winner's Curse, de Marie Rutkoski, é uma história sobre jogos fatais nos quais ou manténs a cabela ou perdes o teu coração.


Trailer do primeiro livro da trilogia.



O primeiro aspeto que os críticos apontam ao opinarem sobre este livro é a sua capa. Letras posicionadas de uma forma invulgar, uma modelo elegante com um lindíssimo vestido, o detalhe seu da faca que quebra o encanto perfeito da jovem, os leitores ficaram radiantes com o excelente trabalho estético, adequado a um livro de Fantasia que conta com uma rapariga valente como personagem principal.

Imediatamente a seguir, como segundo ponto fulcral, temos a escrita da autora. Muitos bloggers consideram-na precisa e sofisticada, sendo uma escrita excecional em relação à caracterização do mundo criado por Rutkoski. O seu estilo gracioso encontra-se em todas as páginas e ajuda a apresentar e a desenvolver a sua própria história.


Marie Rutkoski / Photo by Tobias Everke
Marie Rutkoski estudou Shakespeare na Universidade de Havard e é professora de Literatura Inglesa na Brooklyn College (faculdade da Universidade da Cidade de Nova Iorque). Ensina, ainda, Drama Renascentista, Literatura Infantil e Escrita Criativa.


Em terceiro lugar, os leitores afirmam que as personagens são um ponto forte do livro. Imperfeitas, mas cheias de garra, Por um lado, temos Kestrel, a jovem mimada que acaba por ser muito astuta, persistente e estratégica. Arin é um escravo rebelde que tenta proteger o seu coração erguendo paredes altíssimas e, à primeira vista, é um rapaz frio, mas muda ao conhecer Kestrel. Ao ligarem-se pelo jogo e pela música, a relação deles vai crescendo até se transformar numa relação amorosa proibida e perigosa. E foi o desenvolvimento dessa relação que os leitores tanto adoraram e ficaram fascinados com estas personagens de caráter forte.


Fanart dedicada a Kestrel.

Por fim, temos a história. Carregado de intrigas arrebatadoras e escândalos irresistíveis, o mundo criado por Marie Rutkoski é complexo por conter fatores sociais e políticos que constituem dois lados diferentes da mesma moeda. Por um lado, existe um povo culto e equilibrado, mas que se encontra nas mãos de uma nação negra, emproada e invejosa. Portanto, é uma história que retrata a justiça e conflitos políticos de uma forma maravilhosa e faz o leitor ansiar por mais por arrebatadora.


Concluindo, The Winner's Curse seria um livro excelente para leitores que adoram livros de Fantasia e anseiam por uma história entusiasmante em que a vida é como um jogo, no qual os peões são personagens cativantes e complexas. É um jogo entre o amor e a morte, entre a liberdade e a escravatura.
Ao pertencer ao grupo de Jovens-Adultos, penso que qualquer editora portuguesa poderia fazer sucesso com esta trilogia do género fantástico, pois é a história indicada para quem deseja ler sobre amores proibidos, escândalos e jogos sedutores.





Nos EUA, o segundo livro foi publicado este ano. O último será lançado no dia 1 de março de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário