sábado, 3 de outubro de 2015

Sara Rodi escreveu novo livro sobre as aventuras d'As Gémeas

Enid Blyton (1897-1968) continua a ser uma das escritoras mais célebres da literatura infantil e juvenil. Estudou para ser professora primária, mas imediatamente percebeu que a sua verdadeira vocação era a escrita. Apesar de, no começo, ter tido dificuldades em encontrar uma editora, a autora não deixou de ser professora. 
Foi em 1938 que surgiu a sua primeira grande aventura juvenil, The Secrent Island. A seguir, editou as famosas peripécias d'Os Cinco, bem como Os Sete. Já em 1949, publicou o Little Noddy Goes to Toyland, que foi um grande sucesso de vendas na altura e, por isso, a autora escreveu mais livros sobre o pequeno brinquedo. 


A capa da primeira edição do livro Noddy Goes to Toyland.

Embora tenha tido muito sucesso, Enid Blyton recebu críticas negativas, tendo havido pessoas que achavam que Blyton não era a autora de todos os seus livros. Foi também criticada por vários pedagogos que não gostaram do uso dos estereótipos social, racial e sexual. 
Ainda assim, a escritora publicou mais 600 livros infantis e juvenis, sendo que muitas deles foram traduzidos em cerca de 70 línguas. De facto, as suas obras continuam a ser reeditadas atualmente.



Enid Blyton, escritora britânica, foi a criadora de personagens mundialmente conhecidas, como o Noddy e os Cinco.



É o caso da editora Oficina de Livro que, desde 2010, tem vindo a reeditar todos os livros da coleção As Gémeas. Esta coleção retrata as aventura de duas raparigas gémeas, Isabel e Patrícia O'Sullivan, que foram para um colégio interno, onde usam uma farda (saia castanha e camisa branca), jogam lacrosse e encontram-se às escondidas com as suas amigas após a hora de deitar. Há, ao todo, nove livros, sendo que os primeiros seis livros foram escritos por Enid Blyton, enquanto os últimos três são da autoria de Pamela Cox. No entanto, a editora portuguesa irá publicar mais um. O décimo livro foi escrito por uma fã da autora britânica. 


Os cinco primeiros livros da coleção As Gémeas, todos escritos por Enid Blyton. O título do sexto livro, também da autora britânica, é Catarina no Colégio de Santa Clara.

Sara Rodi, a pedido da Oficina de Livro, escreveu uma nova aventura das famosas Gémeas. Rodi leu os livros de Enid Blyton quando tinha sete ou oito anos, influenciada pela sua irmã mais velha. Leu outros livros infantis de outros autores, tendo também lido Os Cinco. Todavia, os seus preferidos eram As Gémeas. Ela própria criava as suas aventuras e brincadeiras no colégio de Santa Clara, mas nunca pensou em vir a escrever um livro sobre as meninas que tinham marcado a sua infância.


Sara Rodi é uma autora portuguesa de literatura infantil.
O décimo livro da coleção irá assinalar a primeira vez que uma autora portuguesa "disfarça-se" de Enid Blyton. Já se encontra nas livrarias nacionais desde o dia 29 de setembro e tem como título As Gémeas: Mais Aventuras no Colégio de Santa Clara.


Sara Rodi afirma que foi uma grande responsabilidade escrever um livro sobre as suas gémeas preferidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário