quinta-feira, 16 de julho de 2015

Leitores entusiasmados com o lançamento da sequela de Mataram a Cotovia


Mataram a Cotovia (o título original é To Kill a Mockingbird), de Harper Lee, foi publicado, pela primeira vez, em 1960. Foi um sucesso instantâneo, recebeu o Prémio Pulltizer, em 1961, e, atualmente, é considerado um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. Mundialmente, já vendeu mais de 30 milhões de exemplares, estando traduzido em  mais de 40 línguas.

Uma das versões portuguesas de To Kill a Mockingbird

Este grandioso romance de Harper Lee retrata temas como a violação, a desigualdade social e a destruição da inocência, Apesar destes temas complexos e sérios, a obra é conhecida pela sua vivacidade e pelo seu humor. Aborda, ainda, questões relacionadas com a classe social, a coragem e a compaixão.

A capa da primeira edição norte-americana de Mataram a Cotovia.
Passados muitos anos desde a publicação desta obra galardoada, a sequela, Go Set a Watchman, chegou às prateleiras britânicas no dia 14 de julho, tendo sido recebida com grande entusiasmo e curiosidade por parte de muitos leitores ansiosos por lerem o novo livro de Harper Lee.

Bookworms wait outside a Foyles book store to purchase 'Go Set A Watchman' that went on sale at midnight
Leitores britânicos em fila à espera do novo romance de Harper Lee. O lançamento realizou-se à meia-noite.
A ação de Go Set a Watchman ocorre 20 anos depois dos eventos ocorridos em To Kill a Mockingbird. Scout Finch, já adulta, regressa à sua terra natal, em Alabama, para visitar o seu pai Atticus, que se encontra doente. Este romance foi escrito em meados dos anos 50, mas a autora colocou-o de lado, pois o seu editor estava mais interessado na infância da protagonista de Go Set a Watchman, dando, assim, origem ao romance Mataram a Cotovia

Capa americana da sequela de Mataram a Cotovia.
Harper Lee, que não dava entrevistas desde 1964, revela-se "orgulhosa e maravilhada" por ver a sua sequela ser finalmente publicada. A autora confessa que pensava que o manuscrito tinha desaparecido, mas acabou por ser encontrado pela sua advogada.

Author: Harper Lee was 'humbled and amazed' that the book has been published now, 55 years after she first submitted the manuscript to her publisher
A autora Harper Lee.

A editora norte-americana HarperCollins informa que o número de encomendas do romance é o mais alto na história da empresa, contado com dois milhões de exemplares. A Amazon também afirma que o mesmo se sucede, verificando-se que o número de encomendas ultrapassa o número registado face ao último livro de Harry Potter, que contou com 2.65 milhões de exemplares no primeiro dia de vendas.

A woman starts on the novel having finally got her hands on the eagerly awaited book, written in the 1950s
Uma leitora com a edição britânica de Go Set a Watchman.

Sem comentários:

Enviar um comentário