terça-feira, 23 de junho de 2015

Escritora portuguesa Hélia Correia galardoada pelo Prémio Camões




No passado dia 17 de junho, foi divulgado que a escritora portuguesa Hélia Correia foi a escolhida para receber o Prémio Camões, que já conta com 27 edições.

A escritora portuguesa Hélia Correia recebeu o Prémio Camões deste ano.

Este prémio foi criado por Portugal e pelo Brasil, em 1989, para dar a conhecer autores "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo".

O Prémio Camões é considerado o mais conceituado dos prémios na literatura de língua portuguesa, mas Hélia Correia já tinha recebido outros grandes prémios, como o Prémio de Ficção do Pen Club e Prémio D.Dinis, pelo romance histórico Lillias Fraser.

Hélia Correia é licenciada em Filologia Românica, tendo também estudado teatro clássico editou poesia nos 80.


Sinopse retirada do site da Fnac:

A obra mais aclamada de Hélia Correia, até à data, e que recebeu o Prémio de Ficção do Pen Club para romances editados em 2001. É um romance histórico, que decorre entre 1746 e 1762, na Escócia e em Portugal. Lillias é uma menina escocesa, oriunda de um dos clãs destroçados na batalha de Culloden, que os ingleses venceram. Fugindo destes, acabará por ir para Lisboa, onde vive clandestinamente durante alguns anos, de princípio num convento e mais tarde com uma família. Quando se dá o terramoto de Lisboa, Lillias foge para Mafra. Mais tarde irá encontrar-se com o comandante das tropas inglesas em Culloden. O romance está cheio de episódios romanescos e pícaros; as descrições das ruas, das casas, das tropas, dos costumes, dos ambientes, são magníficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário