domingo, 28 de junho de 2015

Disney Tag: Mulan



8.  Mulan: Uma personagem que pretende ser alguém ou algo que não é.



Para esta categoria, escolhi Katniss Everdeen, da trilogia Os Jogos da Fome.

Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence.


Katniss era apenas uma jovem que vivia num seio de uma família pobre e só queria garantir a sobrevivência da sua família e estar sempre ao lado da sua irmã mais nova, Prim. Contudo, tudo mudou ao voluntariar-se para ser o tributo feminino do distrito 12 na 75ª edição dos Jogos da FOme, pois ela não queria que a sua irmã participasse nos Jogos. Entretanto, no fim, ao restar apenas ela e Peeta, outro tributo do distrito 12, foi-lhes dito que só um poderia sobreviver. Como Katniss não queria matar Peeta, nem Peeta queria matar Katniss, ambos decidiram suicidar-se ao comerem umas bagas venenosas. Tal ideia partiu de Katniss e foi vista como um ato de rebelião contra o Capitólio, até porque eles mudaram as regras, pois não queriam ficar sem sobreviventes. Assim, o povo oprimido de Panem percebeu, através da ideia de Katniss, que poderiam mudar as suas vidas, mudar o país.

Distrito 12
A partir daí, Katniss deixou de ser apenas uma jovem preocupada com a sua família, passou a ser o símbolo da revolução dos habitantes de Panem: passou a ser o Mimo-Gaio, alguém que lhes poderia trazer liberdade.
É por tudo isto que digo que ela tentava ser algo que não era: Katniss nunca quis uma revolta, nunca quis chefiar tal quase. Ela apenas preocupava-se com a sua vida, com a sua família e, de repente, vê-se rodeada por pessoas que lhe dizem o que ela deve fazer e o que não deve, etc.

Todavia, ela, de facto, acaba por ser algo que é: ela passa a ser a sua própria ideia de Mimo-Gaio. Ela acaba por entender que consegue ser a "cabeça" da revolução, mas certas coisas tinham que ser feitas à sua maneira. Assim, ela passou a ser alguém que queria ser.




Sem comentários:

Enviar um comentário