quarta-feira, 19 de junho de 2013

Opinião: Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne



Sinopse retirada do site da Bertrand: Depois de descobrir e decifrar um misterioso manuscrito rúnico, onde um alquimista islandês afirma ter ido ao centro da Terra, o Professor Otto Lidenbrock, o seu sobrinho Axel e Hans, um caçador islandês, partem numa grandiosa viagem às profundezas da Terra. E é então que começa a verdadeira aventura. Um novo mundo aguarda-os, um mundo onde o tempo parou…onde os dinossauros ainda andam pelas florestas, gigantescos animais dominam os mares e homens pré-históricos habitam as cavernas.
Mas conseguirá o grupo regressar a casa e abandonar um mundo repleto de perigos?

Opinião: Bem, quando comprei este livro, já sabia do que poderia vir, como é o caso de muita geologia, de muitos perigos e muita ciência, coisas que até gosto bastante!
Contudo, o livro não me captou muito, não tive uma grande conexão com ele. Mas reconheço a sua riqueza de vocabulário, de termos científicos e tudo mais! Realmente, adorei a parte da geologia, a parte que eu mais admiro na ciência, e gostei dos perigos e das aventuras dos personagens. Todavia, estava à espera de outra coisa... Não sei, este livro, simplesmente, não fez a minha alma brilhar e ficar inquieta de entusiasmo.
Para além disso, apesar de o livro ser muito rico quanto à geologia e tudo o que esteja relacionado com a mesma, penso que os personagens, de um modo geral, deveriam ter sido mais enriquecidas. Com isto não quero dizer que eles têm personalidades fracas. Até pelo o contrário. Como é o caso de Axel e do seu tio "louco" pela ciência, estes demonstram a sua grande paixão e entusiasmo por essa área, e isso é muito evidente ao longo da obra. Mas penso que personagens como o guia islandês e a noiva de Axel deveriam ter sido melhor exploradas, principalmente a noiva de Axel, Grauben, uma vez que notei a grande falta de um elemento feminino no meio de toda esta aventura.
Ainda assim, admiro este livro devido aos temas em que se baseia, ou seja, a ficção científica e a aventura, propriamente. Espero ler mais obras deste autor clássico.

Classificação: 3.5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário